sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Asteroide passa de raspão pela Terra nesta sexta Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/asteroide-passa-de-raspao-pela-terra-nesta-sexta-3775869#ixzz1kg6UEadu © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Objeto de 11 metros de diâmetro foi descoberto na quarta e não apresenta perigo.
O asteroide Vesta, visto pela sonda Dawn, da Nasa: novo objeto é muito menor e não apresenta risco para a Terra
Foto: Nasa 
O asteroide Vesta, visto pela sonda Dawn, da Nasa: novo objeto é muito menor e não apresenta risco para a Terra

RIO – Um asteroide, batizado 2012 BX34, vai passar de raspão pela Terra na noite desta sexta-feira. Segundo os últimos cálculos dos astrônomos, o objeto de 11 metros de diâmetro, descoberto na última quarta-feira, chegará a 60 mil quilômetros do planeta, um quinto da distância para a Lua e o mais próximo desde junho do ano passado, mas não apresenta risco de colisão.
- É uma das maiores aproximações já registradas – disse à BBC Gareth Williams, vice-diretor de Centro de Pequenos Planetas, sediado nos EUA. - Ele chega à lista das 20 maiores aproximações, mas está longe o bastante que não há absolutamente nenhuma chance dele bater em nós.
Estimativas anteriores tinham colocado o asteroide como passando a 20 mil quilômetros da Terra, uma distância tão pequena que fica dentro da órbita onde satélites geoestacionários ficam, mas novas observações permitiram a correção dos cálculos de sua trajetória. Embora não seja visível a olho nu, o objeto pode ser acompanhado por astrônomos amadores.
- Já recebemos três séries de observações nas últimas horas de astrônomos do Reino Unido – contou Williams.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/asteroide-passa-de-raspao-pela-terra-nesta-sexta-3775869#ixzz1kg8IP85b 
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito