terça-feira, 8 de maio de 2012

Gerenciando prazo com clientes predadores


Olá, é bom vê-los interessados no assunto!
A questão que todo profissional da área de TI (e também de outras áreas) enfrenta é a definição de prazos, contudo não precisamos discorrer sobre os prazos apertados ou longos demais que já passados aos nossos colegas, colaboradores das empresas bem como para os clientes que atendemos. O ideal é que sempre seu prazo seja justo ao trabalho que será realizado, contudo, com o passar do tempo, temos a felicidade de encontrar um cliente que chamamos de predador!
Saiba identificar um cliente predador:
  • É aquele cliente que não entende e/ ou não quer entender qual a sua função e o quanto seu trabalho lhe rende horas durante seu expediente;
  • É aquele que, quando não consegue o prazo esperado, recorre ao escalão mais alto da companhia, a fim deixar-lhe preocupado com a visão da empresa quanto a você;
  • É aquele que literalmente lhe dá um soco na cara, mas quando você olha revoltado, ele se justifica como empresa e não como pessoa, afinal ele só fez o que vez porque preza pela empresa;
  • É aquele que não sugere modificações no seu processo, apenas sabe criticá-lo;
  • Normalmente ocupa um cargo, ou muito alto ou muito baixo. Na primeira porque pode e na segunda porque quer ser notado.
E nestas horas você se pergunta mediante a todos os fatores supracitados, o que eu devo fazer apenas para passar um prazo, simples de ser negociado e de forma indolor. Algumas dicas:
  • Sempre fale sobre o seu esforço, quem está envolvido e o que de fato está em jogo. Algumas vezes nossocliente predador não sabe que é desta forma, ou é o único método que conhece para realizar negociações é “destroçando seus ossos”;
  • Fale também sobre o risco envolvido em uma tarefa que poderia (ou não) ser realizada em menor tempo, ou no tempo que ele deseja, pois caso você não consiga negociar, então ora, você deve passar a responsabilidade, o risco para ele e pense “oba! terei final de semana!“;
  • Seja organizado, porque não adianta tentarmos se justificar se a casa não está arrumada. O nosso cliente precisa acima de tudo ganhar confiança em você, algo raro em empresas de TI, paradoxalmente porque elas se empenham tanto para ajustar processos alheios que esquecem o seu próprio (uhn!);
  • Deixe seus colegas de trabalho informados sobre suas estratégias pois a empresa é uma grande equipe e para que tudo funcione, todos tem que estar alinhados;
  • Nunca deixe seu ego ser envolvido nestas situações, pois, veja bem, você está exercendo um cargo de confiança na empresa (entendo cargo de confiança a possibilidade de passar um prazo) e acima de tudo deve ser profissional, quando estiver prestes a cometer um suicídio profissional, leia estas dicas novamente!
  • Saiba dizer não. Embora pareça forte o “dizer não”, as vezes você economiza muita dor de cabeça (entendo que hora ou outra precisamos ter uma para acordar ..rs..) apenas avaliando analiticamente se o que se sugere faz sentido;
  • Não seja pessimista. Poderia eu dizer: “seja positivo!”, mas para alguns profissionais isso não se encaixa com definição de prazos, portanto a dica é esta, não seja pessimista. O que quero dizer é: não entenda a idéia dodizer não tão literalmente que você acaba por negar todas as propostas que lhe são feitas. Lembre-se, nada deve ser generalizado, utópico;
  • A regra de ouro: tente pensar como seu cliente e bolas mais algumas dicas próprias para lidar com ele.
Espero que tenha ajudado! Até a próxima!
Mostre que você está vivo e diga o que pensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito