Investimentos em pesquisa no setor de serviços é fundamental para o aumento da produtividade e da competitividade. TI tem, nesse contexto, um papel essencial.
Qual a melhor forma de definir serviços? Dizer que sistema de serviços é tudo aquilo que não corresponde aos sistemas agrícola e industrial não é uma definição útil. Napalestra de Cláudio Pinhanez, da IBM Research Brazil na USP (14/05/2012), foi apresentada uma definição de serviços que se alinha com processos de cocriação de valor entre sistema de valor em uso e usuário. Um sistema de valor em uso é aquele em que se cria valor à medida que há engajamento: um copo só tem valor quando ele é utilizado para beber alguma coisa, exemplificou Pinhanez. O copo, enquanto apenas copo, não possui valor de uso; esse é conferido pelo usuário.
É premente a necessidade de pesquisa em serviços. O setor de serviços é o que mais cresce no mundo, ao mesmo tempo em que cai em produtividade. Com o crescimento mundial da classe média, não há pessoas suficientes para suportar a crescente demanda por serviços: estamos frente a uma crise não só de recursos naturais como de recursos humanos capacitados em diversas áreas, como saúde, TI e educação.
Assim como pelo desenvolvimento de pesquisas científicas e de engenharia foi possível automatizar processos e aumentar a produtividade nos setores agrícola e industrial, o mesmo deve acontecer com o setor de serviços. “Como inovar, ganhar produtividade e aumentar a qualidade nos serviços de forma sistemática?” é a pergunta que a ciência do serviço procura responder englobando várias áreas – engenharia, economia, administração, design, arte e ciências sociais. “Temos que fugir da ideia de que inovação se atinge por tentativa e erro; por trás dela existe todo um processo científico”.
As “pegadas digitais” que deixamos hoje tornaram possível a ciência do serviço. A informação necessária para que sejam elaborados modelos que atendam melhor a cada tipo de público – por exemplo, mapeamentos sócioculturais – estão muito mais acessíveis. Redes sociais, compras e quaisquer outras interações online, tudo o que fazemos nos meios digitais gera informação que dá oportunidade para criação de novos modelos complexos.
A TI tem, portanto, um papel fundamental para o setor por apresentar soluções que aperfeiçoam e otimizam inúmeras tarefas, antes mecanicistas. As soluções de software permitem que o indivíduo se concentre em atividades em que o ser humano é insubstituível, contribuindo, assim, com a valorização do trabalho e o aumento da produtividade do setor. É nisso que a OPUS Software acredita, ao desenvolver softwares que potencializam o talento das pessoas e o diferencial das organizações.
Como você enxerga a ciência do serviço? Qual o investimento dado a TI com o objetivo de aumentar a produtividade?
Mostre que você está vivo e diga o que pensa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e opine a respeito