quarta-feira, 11 de julho de 2012

Irã promete bloquear a Internet em agosto


Reza Taghipour, ministro da Comunicação no Irã, anunciou oficilamente que a Internet no país será fechada em cinco meses. Com o intuito de tornar a web “mais limpa”, o político pretende cancelar o acesso à grande rede no Irã, permitindo apenas que a população visite uma intranet nacional, que deve ficar pronta até agosto deste ano.
Reza Taghipour quer banir a Internet no Irã (Foto: Divulgação) (Foto: Reza Taghipour quer banir a Internet no Irã (Foto: Divulgação))Reza Taghipour quer banir a Internet no Irã
(Foto: Divulgação)
O projeto irá bloquear sites de gigantes da Internet como GoogleHotmail e Yahoo, que serão substituídos por serviços que administrados pelo próprio governo do país, como o Iran Mail e o Iran Search Engine, de acordo com informações do jornal “International Business Times”. O Irã já começou um processo de registro que vai catalogar os interessados em participar do projeto, e fez uma espécie de lista de espera.
Este tipo de censura é novo, mas as restrições à Internet no país já existem há algum tempo. No início deste ano, o governo do Irã, por diversas vezes, cortou o acesso à rede nas casas, e mais recentemente bloqueou o acesso às páginas criptografadas que não fossem do país. Diversos internautas iranianos utilizam servidores de proxy para conseguir burlar estes bloqueios e acessar sites que são proibidos, como o Facebook e o Twitter.
O ministro Taghipour revelou a uma agência de notícias local, em janeiro, que estava cogitando a possibilidade de instalar uma Internet com um firewall nacional. Obviamente, a decisão de se estabelecer esta “intranet” já preocupa os ativistas do país, que estariam organizando protestos.
Mostre que você está vivo e diga o que pensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito