quarta-feira, 7 de março de 2012

CONTINUAÇÃO:Usando o Ghost - O processo inverso: restaurando um disco ou partição a partir de um arquivo de imagem

O processo inverso: restaurando um disco ou partição a partir de um arquivo de imagem

Etapa 6 - Restaurando um arquivo de imagem

Até agora, conhecemos o Ghost, aprendemos a fazer um backup, verificar o arquivo de imagem por erros. Mas e para fazer o processo inverso (restaurar um disco/partição a partir de um arquivo de imagem)? É bastante simples, vamos aos passos:
Restaurando um arquivo de imagem no Ghost
Na tela inicial do Ghost, vá em Local > Partition > From Image (se tiver sido feito o arquivo de imagem a partir de um disoc inteiro, é só ir em Disk > From Image). A seguir, aparecerá uma tela pedindo o número de licença do Ghost:
Restaurando um arquivo de imagem no Ghost
Note que esta tela só aparecerá no Ghost 2002. Caso contrário, não haverá nada disso. Se você usar uma versão anterior do Ghost, pule este passo.
Restaurando um arquivo de imagem no Ghost
Aqui você deve selecionar o disco rígido que contém a partição que deseja ser restaurada.
Restaurando um arquivo de imagem no Ghost
Selecione a partição que deseja ser restaurada. Serão listadas aqui todas as partições existentes no disco rígido atual.
Restaurando um arquivo de imagem no Ghost
Aparecerá uma tela de confirmação (Prosseguir com recuperação da partição? A partição de destino será permanentemente sobrescrita.). Preste atenção, esta é sua última chance de verificar se está mandando recuperar a partição correta. Se cometer algum erro, será irreversível. Se estiver tudo Ok, clique em YES. O processo será concluído e o Ghost pedirá para reiniciar o computador. Caso haja algum erro no meio do processo, ele lhe emitirá um alerta.

Etapa 7 - Criando um disco de Boot do Ghost

Ok, o processo de backup está concluído. Mas vamos supor que você fez o backup diretamente para um CD-R/CD-RW, e quer ter um disco de boot próprio para recuperar seu backup em caso de necessidade sem maiores preocupações. Como fazer? Bem, o Ghost vem com oNorton Ghost Boot Wizard, que auxilia bastante neste processo. Vamos ver como criar um disco de boot com ele:
Criando um disco de boot do Ghost
Na tela inicial do Norton Ghost Boot Wizard, temos três opções. A primeira é a ideal para o que desejamos. A segunda é um disco de boot para se usar em redes TCP, e a terceira cria um disquete de boot com suporte aos drivers de CD-ROM, de modo que o mesmo fique acessível em um boot "limpo". Vamos selecionar a primeira opção (Boot Disk with CD-R/RWLPT and USB Support). Clique em Next.
Criando um disco de boot do Ghost
Aqui devemos selecionar as opções necessárias para a restauração de boot. Se você tiver, por exemplo, um CD-RW externo que é ligado ao micro via USB, selecione a primeira opção também. Se for usar um drive de CD-ROM externo, via LPT, selecione a segunda opção. Caso contrário, escolha apenas a última opção.
A primeira e segunda opções também devem ser selecionadas caso você vá precisar do arquivo de imagem que está em outro computador, ligado ao atual via USB ou LPT.
Aqui neste caso, o CD-RW é interno mesmo, então só é preciso ativar a última opção. Clique em Next.
Criando um disco de boot do Ghost
Vamos precisar ativar o modo MS-DOS (o PC-DOS não serve pro que precisamos agora). Para isto, você vai precisar de um disquete de boot pronto do Windows. Inisira-o no drive e clique em Get MS-DOS.
Criando um disco de boot do Ghost
Insira o disquete de boot no drive e clique em OK. O Ghost Boot Wizard irá copiar alguns arquivos do disquete. Terminada a cópia, a opção MS-DOS estará disponível. Selecione-a e pressione Next.
Criando um disco de boot do Ghost
Criando um disco de boot do Ghost
Criando um disco de boot do Ghost
Aqui, o Ghost Boot Wizard pede para indicar onde está localizado o arquivo GhostPE.exe (o mesmo usado para executar o Ghost). Indique e clique em Next, não é preciso adicionar nenhum parâmetro.
Criando um disco de boot do Ghost
Indique agora qual é a unidade de disquete que você possui, defina quantos disquetes de boot quer criar e se deseja formatar o disquete antes. O melhor é desabilitar o Quick Format, assim caso o disquete possua algum setor defeituoso, a formatacão detectará. Clique em Next.
Criando um disco de boot do Ghost
O programa mostrará como ficam os arquivos Autoexec.bat e Config.sys do disco de boot. Não é possível alterar nada neste momento. Apenas insira o disquete vazio no drive e clique em Next. O Ghost Boot Wizard irá copiar arquivos necessários no disquete e concluirá o processo.
Criando um disco de boot do Ghost
Agora, caso deseje fazer um CD de boot, basta usar o disquete criado neste processo em seusoftware de gravaçao de CDs favorito. Mas isto é uma outra história... ;-)
Terminamos este tutorial. Espero ter colocado todas as informações relevantes e ter tornado possível a utilização deste software de backup tão útil, tanto para leigos quanto para técnicos.
Abraços e até a próxima!
NÃO DEIXEM DE ME SEGUIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito