sexta-feira, 30 de março de 2012

Dos 500 Super Computadores do Mundo 470 rodam Linux. E dentre os 10 primeiros o 1º, 2º, 4º e o 5º estão na Asia

Parece uma notícia que passa despercebida na mídia, mas so super computadores do mundo não estão mais nos EUA, muito pelo contrario estão no outro lado do mundo, ou no Japão ou na Asia.
Rapidez é apelido: pela primeira vez na história, todos os dez super computadores mais velozes do mundo atingiram a casa do petaflop (flop é a unidade que expressa o número de operações feitas por eles) ou 1 flop seguido de 15 zeros. Uma calculadora comum não passa dos 10 flops.
Conheça a seguir essas ”supermáquinas” do TOP500, ranking elaborado por universidades alemãs e americanas, e divulgadas anualmente no site top500.
1º lugar - K computer – Japão
Construído pela Fujitsu, o computador K tem um total de 548.352 núcleos. Ele é tão potente que derrotaria os seis próximos supercomputadores da lista juntos.
O nome ”K” vem da palavra japonesa ”Kei”, que significa 10 elevado a 16 (ou dez quatrilhões), que representa a meta de desempenho que os cientistas esperam atingir com o supercomputador.
Ao contrário dos outros concorrentes, o computador K não usa processadores gráficos ou outros aceleradores – é também um dos mais eficientes no consumo de energia.
O projeto conta com um investimento próximo a 112 bilhões de ienes (975 milhões de euros) e deve ser destinado ao cálculo de prognósticos da mudança climática.
2º lugar – Tianhe-1A – China
Tirado do primeiro lugar depois de tê-lo alcançado no último ranking, o Tianhe-1A tem desempenho de até 2,6 petaflops/s.
O supercomputador chinês, que usa Linux, foi fabricado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa e instalado em 2010.
Tem 186.368 núcleos.
A máquina está no Centro de Supercomputação Nacional da cidade de Tianjin, na China.
3º lugar – Jaguar – EUA
Outro supercomputador que caiu no ranking é o Jaguar, do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Departamento de Energia dos Estados Unidos. Ele ocupava a segunda posição e agora ficou com a terceira.
A máquina alcançou 1,75 petaflop/s.
O Jaguar tem 224.162 núcleos e usa sistema operacional Linux.
O supercomputador foi desenvolvido pela Cray e instalado em 2009 no Laboratório Nacional de Oak Ridge, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
O supercomputador lida com problemas de cálculos nas áreas de modelagem climática, energias renováveis, ciência dos materiais, sismologia, química, astrofísica, fusão e combustão.
O Jaguar chega a alcançar uma leitura/gravação de arquivos (benchmark) de 240 GB/s e armazena até 10 petabytes de informação.
4º lugar – Nebulae – China
O segundo supercomputador chinês da lista dos dez mais rápidos do mundo é o Nebulae. No ranking passado, ele ocupava a terceira posição.
Com desempenho de 1,27 petaflop/s, a supermáquina trabalha com 120.640 núcleos. O Nebulae é usado em pesquisas no Centro Nacional de Supercomputação em Shenzhen desde 2010.
5º lugar – Tsubame – Japão
O segundo supercomputador japonês na lista dos dez mais rápidos do mundo é o Tsubame. Ele chega a 1,19 petaflop/s e foi fabricado pela HP.
Usado em pesquisas no Instituto de Tecnologia de Tóquio desde 2010, o supercomputador usa 73.278 núcleos.
Para se manter na temperatura ideal, o supercomputador consome 1 megawatt de energia.
6º lugar – Cielo – EUA
Usado pela Administração Nacional de Segurança Nuclear em operações ”não reveladas”, o Cielo é um supercomputador fabricado pela Cray que possui 142.272 núcleos. No ranking, alcançou 1,1 petaflop/s.
7º lugar – Pleiades - EUA
O supercomputador usado pela Agência Espacial norte-americana, a NASA, ajuda os cientistas a conduzir modelos e simulações para missões espaciais.
O Pleiades (mesmo nome da constelação de estrelas) atinge desempenho de 1,08 petaflop/s e usa 111.104 núcleos.
8º lugar – Hopper – EUA
O supercomputador em oitavo lugar foi fabricado pela Cray e é utilizado no Centro de Computação de Pesquisas Científicas em Energia.
Instalado em 2010, o Hopper alcança 1,05 petaflop/s e usa 153.408 núcleos para executar cálculos. Do último ranking para cá, o supercomputador caiu três posições.
O Hopper é usado por pesquisadores que buscam soluções para problemas que envolvem energia, clima, novos materiais e outros empreendimentos científicos.
Diretor do Centro de Computação de Pesquisas Científicas em Energia coloca ”gato japonês da sorte” em um dos racks do supercomputador.
9º lugar - Tera-100 – França
No ranking dos computadores mais rápidos do mundo, ele ficou em nono, mas na Europa é líder. O Tera-100, usado pela Comissão de Energia Atômica da França alcançou 1,05 petaflop/s.
Fabricado pela Bull em conjunto com a Comissão de Energia Atômica da França e a Diretoria de Aplicações Militares, o supercomputador de 138.368 núcleos é usado em aplicações na área de defesa.
10º lugar – Roadrunner – EUA
Construído pela IBM, o Roadrunner (papa-léguas) atingiu o pico de 1,04 petaplop/s e é avaliado em US$ 133 milhões.
É usado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito