terça-feira, 22 de maio de 2012

O PODER DO NETWORKING PARA A SUA CARREIRA

Estabeleça contatos com profissionais da sua futura área profissional. Eles serão valiosos. 
O importante não é colecionar cartões de visita, mas sim quantas vezes você está na agenda do outro
Ter uma gaveta cheia de cartões de visita de pessoas que não se lembram de você não serve para muita coisa, você seria como um estranho pedindo favores. “Para ser lembrado, tem que se relacionar no mercado de trabalho”.

http://www.holdenrh.com.br/blog/630/1337692595.jpg

Faça estágio!

Você é novo na área e ainda não conhece ninguém? Faça estágio. “É a melhor forma de exercer a prática”, diz Leyla. Além disso, você estabelecerá muitos contatos profissionais que serão parte fundamental do seu networking.

Sempre que você oferecer algo antes de pedir, suas chances de resultado aumentam


Por que ajudar uma pessoa que te procura? Pense que a comunidade da qual você faz parte também pode te socorrer no futuro. Então o melhor a fazer é oferecer algo para ser lembrado positivamente quando você precisar, e não como aquele que apenas pede favores.

Persistência é necessário, e bastante efetivo

Esteja constantemente em contato com as pessoas do seu networking e não desista de ninguém. Desta forma você será sempre lembrado.

Não julgue uma pessoa por parâmetros seus de comunicação e contato

Você já ouviu dizer que não devemos julgar o livro pela capa? Assim funciona com as pessoas. Muitas vezes não temos uma boa impressão delas simplesmente porque ainda não nos deparamos com as suas principais qualidades, que podem ser muito úteis para você no futuro.

Networking é um processo efetivo porque gostamos de ajudar àqueles que conhecemos

Sabe quando aparece uma vaga muito boa na sua empresa e você se lembra de um amigo que está precisando e o ajuda a conseguir o emprego? Isso é networking! Fazemos isso porque gostamos de ajudar os conhecidos. E eles farão o mesmo se puderem se lembrar de você. Portanto, esteja sempre presente.

Deixe uma imagem boa por onde passar e tenha contato ativo com quem se relaciona

É preciso ter um bom relacionamento com todos os profissionais com quem você trabalhar. “Agindo dessa forma você será sempre uma referência positiva e conseqüentemente manterá o seu networking ativo”.

Se mudar de área, conte para todo mundo

“Mantenha o seu grupo de relacionamento informado sobre suas atividades profissionais, mudança de emprego, promoções, um novo empreendimento, um grupo que participe ou lidere, etc.”. É preciso que eles saibam quais são as suas novas atividades caso precisem de ajuda ou possam te oferecer algo na sua nova jornada.

Acesse as Redes Sociais

Redes sociais oferecem maneiras bem fáceis de estabelecer contatos. “As empresas e grande parte de seus executivos consultam essas redes, portanto ao fazer um perfil, evite brincadeiras inadequadas, podem ser mal interpretadas por quem ainda não te conhece. Entre em grupos relacionados à sua área de atuação, dê opiniões, proponha soluções, conte suas experiências e evite falar de problemas e fazer criticas”.

Participe de eventos (cursos, seminários, palestras, reuniões, etc.)

“Eventos presenciais, principalmente os ligados à sua área de atuação e à sua posição, são fundamentais para manter seu networking”. Estar em uma palestra com diversos profissionais é uma oportunidade de ouro para estabelecer novos contatos. Alguns palestrantes até praticam dinâmicas de grupo para ajudar no relacionamento dos presentes.

Colabore com os membros do seu networking e esteja sempre presente


“Estar presente é fundamental para manter o networking ativo”, garante Cezar. Um email ou um telefonema, principalmente em datas especiais como aniversário ou uma promoção, não exigem muito tempo e são suficientes para cultivar os relacionamentos. “Não procure o grupo apenas nos momentos que precisa de ajuda, criar uma imagem de que “só procura o grupo quando precisa” é difícil de mudar e tem conseqüências desastrosas para o networking.



Mostre que você está vivo e diga o que pensa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito