quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quer enviar mais 100 MB por e-mail e de quebra ainda consiga alguns backup nas nuvens !


Você realmente reconhece o valor do backup uma fração de segundo depois de apagar acidentalmente uma apresentação. Ou quando o técnico dá a triste notícia de seu disco rígido e todos os dados nele contidos são irrecuperáveis.
Até pouco tempo atrás, a saída para não vivenciar situações como essa era fazer backup em CDs, DVDs, discos externos ou pen drives. Hoje, há mais opção mais interessante: o backup online, também chamado de backup na “nuvem” (ou seja, no espaço virtual da internet).
Os dados gravados na “nuvem” podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer computador conectado à internet. Além disso, existem muitas opções de serviços gratuitos que podem ser utilizadas facilmente.
Porém, assim como qualquer outra forma de backup, há medidas de proteção que devem ser consideradas antes de levar seus preciosos dados para a internet. Não se esqueça de segui-las:
1. Segurança dos arquivos: Verifique nos termos de acordo se os dados ficarão criptografados enquanto estiverem armazenados no sistema de backup. Se forem muito sigilosos, é preciso verificar também se também são codificados durante a transmissão. Além de eliminar os riscos de segurança, que também são típicos de outras formas de armazenamento, os serviços de backup online precisam estar atentos a possíveis ataques aos conteúdos expostos na “nuvem”.
2. Segurança da interface: Outro ponto relevante é a interface web usada para gerenciar o backup online. Muitos serviços alegam que são seguros simplesmente porque usam o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) na comunicação via navegador. Isso não é suficiente. É muito comum encontrar mecanismos de autenticação que não bloqueiam as contas depois de algumas tentativas erradas, que não usam requisitos mínimos para senhas, além de URLs que podem ser manipuladas para executar comandos ou ter acesso a certos diretórios. Veja se o serviço que você está avaliando explica quais são as medidas de segurança adotadas.
3. Capacidade de armazenamento: Faça uma conta rápida de quanto seus arquivos ocupam em espaço em disco e compare os vários serviços de backup online para verificar qual o oferece a maior capacidade de armazenamento para atender à sua demanda.
4. Capacidade da conexão: Se estiver fazendo o backup de um volume grande de dados, não se esqueça de levar em conta a largura de banda de que você dispõe. Esse processo vai devorar uma fatia considerável da sua conexão à internet e, eventualmente, comprometer outras aplicações que usem a rede.
5. Tempo de recuperação: Faça testes para verificar quanto tempo demoraria para recuperar (fazer o download) de um arquivo grande de que possa vir a precisar.
6. Compactação: Se dentre os arquivos que forem copiados para a “nuvem” houver alguns muito grandes, considere compactá-los previamente para não sobrecarregar a capacidade de conexão nem comprometer o espaço disponível no serviço de backup.
7. Categorização: Uma boa conduta é dividir todos os arquivos localmente antes de enviá-los para o serviço de backup online. Dessa forma, você pode acelerar o processo de transferência, além de não se perder entre os arquivos que já foram copiados e os que ainda precisam ser.
8. Sincronização: Há serviços que permitem a instalação de uma unidade virtual para acessar os arquivos como se estivessem em um disco rígido normal, mesmo quando não se está conectado à internet. A sincronização é feita quando a conexão for estabelecida.
9. Armazenamento temporário: Existem serviços que permitem transferir arquivos para seus servidores apenas para armazenamento temporário. É o caso do YouSendIt, que permite compartilhar grandes arquivos que podem congestionar  a conexão se forem enviados por e-mail.  Basta você copiá-lo para o YouSendIT e informar o e-mail das pessoas com quem deseja compartilhar o arquivo. O sistema enviará as mensagens, informando o link de onde é possível fazer o download. Quando as pessoas transferirem para seus computadores, você é notificado e o arquivo é apagado posteriormente.
10. Viabilidade: Todas as recomendações acima devem vir acompanhadas da certeza de que você terá o serviço disponível no longo prazo, da idoneidade e do histórico da empresa que oferece o serviço.
Portanto, vale a pena pesquisar antes de fazer a escolha.
Confira alguns dos serviços para backup na “nuvem”:
• Box.net
• Dropbox

Mostre que você está vivo e diga o que pensa!

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