sexta-feira, 22 de junho de 2012

6 dicas para equilibrar a vida profissional e pessoal


Onde você quer estar daqui a dois anos? E daqui a cinco anos? E em dez anos? Você já se fez estas perguntas? Sabe quais as respostas? Você deveria saber. No que compete à mim e minha experiência de vida, sempre que deixei a vida me levar acabei em um lugar que eu não queria ou que não seria o melhor para mim. Aprendi que ter em mente o que se quer é o melhor jeito de manter um rumo para chegar ao objetivo.
barco a vela navegando
Mas mesmo quando você sabe aonde quer chegar, o caminho pode ser repleto de dúvidas. Nos perguntamos se estamos no caminho certo o tempo todo. Se estamos fazendo o que deveríamos e se estamos mesmo nos aproximando de onde queremos estar. A vida acaba sendo um processo cíclico de avaliação e correção de rumo. E se você deixar esse processo de lado pode ficar perdido e também perder muita coisa preciosa no caminho.
E quando eu falo sobre coisa preciosa eu não me refiro apenas a salário, ou uma ótima oportunidade de emprego. Também me refiro à sua família. A um relacionamento. E até mesmo à seus filhos. Muitos profissionais perdem grandes oportunidades de carreira por causa da família, por não querer mudar de cidade ou passar algum tempo longe do cônjuge ou dos filhos. Assim como muita gente também perde a família por ficar tempo demais no trabalho, por viajar excessivamente ou por trazer para casa o estresse do trabalho.
Para evitar que a falta de equilíbrio afete sua vida e seu trabalho temos algumas dicas simples, mas que podem ser úteis.
Defina sua prioridade
Deixe bem claro o que você quer. Sua prioridade maior pode ser uma promoção, conseguir uma remuneração melhor, trabalhar em uma determinada empresa. Ou pode ser casar, ter um filho, comprar um apartamento. Não importa se é pessoal ou profissional, tenha foco! Defina qual é seu próximo movimento e planeje-se para executar o que você determinar.
E esqueça a conversa de ter várias prioridades. Quando se dá prioridade à muitos itens a única coisa que se consegue é não priorizar nada. Entenda que a vida é feita de fases e que se no momento atual vocês decidiram ter um filho isto deve ser prioritário e a promoção deve ser adiada por 12, 18 ou até mesmo 24 meses. Se você tentar ser ao mesmo tempo bom pai e funcionário do mês corre o risco de acabar sendo um cônjuge ausente e um funcionário relapso.
Foque com seu cônjuge na gravidez e mantenha o nível de qualidade da entrega. Será muito melhor. Se a fase for o oposto, ou seja, se a meta for uma promoção ou aumento, fale com sua cara-metade e colha dela o apoio necessário para chegar tarde, trabalhar num sábado, gastar mais tempo pensando no trabalho. Com o apoio devido vai ser bem mais fácil conseguir a promoção ou melhoria na renda.
Acompanhe sua evolução
Definido o plano de ação avalie, de tempos em tempos, como está indo. Pergunte ao seu par e ao seu chefe como você está desempenhando para atingir o que se propôs. Aceite bem a resposta e use isso a seu favor. Se escolheu dar prioridade à vida pessoal mas não está conseguindo tente entender porquê. E faça o que deve ser feito para manter-se no caminho do seu objetivo.
Não misture as coisas
Crie uma barreira invisível entre sua casa e seu trabalho. Blinde sua prioridade contra uma interferência do outro lado. Buscando a promoção? Então não leve problemas de casa para o escritório e quando estiver trabalhando em casa lembre o cônjuge de seu compromisso em ajudar a buscar a meta.
O foco no momento é a vida pessoal? Então não atenda o chefe durante o jantar e esqueça do trabalho no fim de semana. Mesmo que chame um colega do escritório para algo no fim de semana transforme o assunto trabalho em algo proibido. Vai ser mais fácil de atingir seus objetivos pessoais se o trabalho não estiver atrapalhando.
Compartilhe os problemas e as soluções
Divida com seu chefe e cônjuge suas angústias e dificuldades para atingir seus objetivos. Divida também o sucesso e as vitórias. Lembre-se que ninguém é uma ilha e sozinho ninguém faz nada. Agradeça a todos pela participação e ajuda no atingimento do objetivo. Além de apreciarem seu reconhecimento todos verão que você é uma pessoa que sabe organizar seus objetivos e reconhecer quem ajudou.
Não tenha medo de parecer fraco por falar dos problemas e nem de parecer muito aberto ao fazer agradecimentos. Pese bem os momentos e situações para fazer isso e você verá como pode chegar mais rápido aonde deseja sendo visto como alguém que sabe reconhecer as contribuições dos outros.
Faça parte do time
Entenda que mesmo que a meta seja sua você é parte do todo, de algo maior. Um casal é feito de duas pessoas e seu chefe e funcionários são decisivos para seu sucesso ou fracasso. Aprenda a jogar com o time e tente entender como o momento das outras pessoas pode ajudar ou atrapalhar no atingimento do seu objetivo.
A maioria das pessoas que enfrenta dificuldades de relacionamento por trabalhar demais poderia evitar o problema se estivesse atenta aos sinais do cônjuge antes de aceitar uma promoção. É igualmente grande o número de pessoas que passa por dificuldades no trabalho apenas por ter escolhido assumir compromissos pessoais, como casar ou ter um filho, na hora errada.
Entenda que as pessoas contam contigo, seja no trabalho, seja em casa e coloque isso no planejamento. Se seu chefe sinalizou que te indicará para uma promoção é um péssimo momento para engravidar. Se um filho está começando a vida escolar é um mal momento para trocar de área, você precisaria ajudar a criança no processo de adaptação enquanto teria que ter mais energia no novo emprego. Não coloque-se na posição de um equilibrista de pratos que deve cuidar de várias coisas importantes ao mesmo tempo correndo o risco de quebrar a louça.
Entenda uma verdade simples
Tenha uma vida boa e use o trabalho como uma forma de conseguir as coisas que você precisa e deseja. Se, em vez disso, estiver trabalhando e usando sua vida apenas para viabilizar a carreira, algo está errado. Refaça a si mesmo as perguntas que abriram este artigo. E preste atenção nas respostas.
Mostre que você está vivo e diga o que pensa!

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