segunda-feira, 26 de março de 2012

Gerenciamento de Pessoas em Projetos

Definir o escopo, determinar prazos, riscos, qualidade e custos são algumas das muitas atividades do projeto, porém não há nada mais complexo em um projeto que gerenciar e tratar as expectativas de todos os envolvidos na sua execução.
A gestão de pessoas é a atividade que exige maior atenção do gerente, uma vez que somente as pessoas poderão atingir os resultados esperados.
De forma simplista, podemos definir que o gerente de projetos precisa: captar os melhores talentos, desenvolver o potencial da equipe e procurar manter o desempenho de todos.
O desenvolvimento do funcionário é considerado uma responsabilidade compartilhada entre a organização e o colaborador. O gerente trabalha em parceria com a equipe, para ter maior agilidade na obtenção de competências específicas em um cenário de constantes mudanças.
Assim buscamos a empregabilidade, que é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho.
Esse trabalho em conjunto, gerente e equipe, é que faz a engrenagem se mover de forma assertiva e os resultados aparecerem conforme o esperado no plano de projeto.
O PMI define projetos de sucesso como: “Sucesso é medido pela qualidade do produto e do projeto, pontualidade, conformidade orçamentária e grau de satisfação do Cliente”.
Acredito fortemente que a chave para o sucesso de qualquer projeto (inclusive os não profissionais) é focar intensamente no gerenciamento de pessoas.
Invista seu tempo em conhecer sua equipe.  Escute, converse, direcione e apóie seus colaboradores. Sempre tenha tempo para eles, seja amável ao falar e nunca desconsidere o problema das pessoas – sempre elogie quem merecer de forma sincera e reprima quem precisar de forma particular. Faça com que as pessoas compreendam o que se espera delas e porque.  O sucesso de um projeto é antes de tudo, o sucesso de seus colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito