segunda-feira, 2 de abril de 2012

Você sabe o que é TI verde?

Descubra o significado do termo: TI Verde. E como contribuir a favor deste conceito

TI VerdeÁrea de Tecnologia da informação mais sustentabilidade, uma mistura que muitas empresas e gestores de TI encontraram para unir o útil ao agradável trazendo a tona da sociedade tópicos como o descarte de materiais eletrônicos, eliminação ou redução de materiais nocivos e auto sustentabilidade energética.
Mas traduzindo de uma forma mais clara e objetiva o que é exatamente TI Verde? Se refere a Redução de Dióxido de Carbono, redução de eletricidade e também o encaminhamento e tratamento de lixo digital com o objetivo de reduzir consideravelmente os impactos ao meio ambiente.
Hoje vivemos em um mundo altamente tecnológico e tal dependência se refere ao fato de termos a disposição computadores na nossa vida pessoal ou trabalho automatizando certas tarefas. Fazer compras pela internet não chega a ser um luxo, mas sim um hábito de muita gente e para essas atividades encontramos diversos tipos de computadores operando no “meio do caminho”, sendo assim, as práticas de TI Verde tem a missão de otimizar os processos relacionados a utilização e operação desses computadores.
Para ilustrarmos uma situação muito prática de TI Verde é a redução do consumo de energia pela maioria dos componentes eletrônicos. Hoje muitas empresas de fabricação de componentes computacionais investem muito na pesquisa e desenvolvimento desses componentes e já estão colhendo seus frutos, um exemplo são os microprocessadores que realizam muito mais operações e economizam muito mais energia do que há 5 anos atrás.
Não somente a área de Hardware está sendo afetada mas também a área de software vem sofrendo muitas mudanças positivas com relação a TI verde. Muitos softwares hoje tem sido desenvolvidos em prol da otimização de processamento fazendo com que o processador realize várias tarefas ao mesmo tempo ao invés de realizar uma tarefa de cada vez, isso faz com que o processador habilite seu modo de economia de energia por um tempo maior. Podemos classificar isso como softwares livres, orgânicos ou naturais que é o que mais se ouve falar hoje em dia relacionado a software.
Já existe a prática da utilização do SELO VERDE, uma iniciativa da USP que consiste em reconhecer as empresas que trabalham com TI e utilizam componentes auto sustentáveis na fabricação de seus produtos e ou realização de seus trabalhos, a Itautec uma das gigantes de fabricação de notebooks e componentes eletrônicos já recebeu esse selo no ano de 2000. Para receber esse selo como um dos critérios de avaliação é o fato de não utilizar metais pesados, como chumbo e cádmio na construção de seus equipamentos, reduzindo a contaminação do meio ambiente e apresentando crescimento de eficiência energética.
A nós consumidores e profissionais que trabalham com qualquer equipamento tecnológico resta saber se o que estamos adquirindo é um produto que já possui o SELO VERDE, se muitos já abraçaram essa idéia vamos fazer nossa parte e colaborar, e é claro o planeta agradece.

Um comentário:

  1. Muito bom sempre ouvi falar mas agora que li o artigo que deu pra entender melhor do assunto.abraços.

    ResponderExcluir

Comente e opine a respeito