Recentemente 3 grandes redes sociais: LinkedIn, Last.fm e eHarmony sofreram ataques de crackers e tiveram dados e senhas dos seus usuários roubadas. O LinkedIn já divulgou uma nota confirmando o ataque oficialmente, provocando nos seus usuários medo e dúvida… Então não custa nada tomar alguns cuidados:
1 – Altere sua senha imediatamente
A primeira coisa que se deve fazer é trocar a sua senha. Como a maioria das redes sociais usam criptografia vai levar algum tempo para os crackers terem acesso direto a sua senha. Se você trocar a palavra-chave nesse período, irá manter sua conta relativamente segura.
2 – Sempre crie senhas seguras
É muito importante criar senhas seguras. Procure palavras-chaves que tenha no mínimo oito dígitos composta de números, letras e caracteres especiais.
3 – Não repita a mesma senha em outras contas
Para facilitar a memorização, muitas gente repete as mesmas senhas para diversos sistemas. Caso sua senha do Facebook, do Twittter ou de outro serviço for a mesma do LinkedIn, é hora de trocar. É sempre bom nunca repetir senhas nos logins que você utiliza.
4 – Certifique-se se a sua senha foi roubada
Há sites que possam confirmar se a sua senha foi roubada. No caso do LinkedIn, foi criado um serviço chamado Leakedin. Nele, é possível ver se a sua senha foi uma das que vazaram nessa semana. Mas todo cuidado é pouco, serviços como esses podem ser mais uma tentativa de roubar seus dados e senhas.
5 – Atenção com os e-mails de alertas
Situações como essa também são uma oportunidade para a prática do Phishing (e-mails que tentam roubar senhas). Cuidado com e-mail que chegam em nome da sua rede social. Elas podem ser mais uma tentativa de roubo. Quando for trocar a senha, é recomendável que você acesse a rede social diretamente. No LinkedIn você pode alterar sua senha clicando neste link.

Veja se a sua senha foi hackeada LinkedIn

Para ajudar os usuários do LinkedIn, o serviço especializado em segurança LastPass criou um sistema que permite verificar se sua senha está entre as roubadas pelos crackers.
Basta acessar o site, digitar sua senha da rede social e verificar se ela se encontra entre as mais de 6 milhões roubadas. Caso ela se encontre nessa lista, a recomendação é mudá-la imediatamente para manter seus dados mais seguros no LinkedIn.