quarta-feira, 15 de maio de 2013

Evolução tecnológica – quando um produto fica obsoleto?


Fatos

Primeiro: A evolução de hardware e software nem sempre andam juntas.
Segundo: Todos os dias surgem novidades, se o lançamento de um produto for adiado cada vez que um novo recurso aparecer, este produto nunca será lançado.
Terceiro: Algumas vezes o lançamento de um produto é forçado por fatores externos, como aconteceu no Brasil com o REP (Registrador Eletrônico de Ponto).
A Portaria 1510 do Ministério do Trabalho criou o REP com a finalidade específica de registro de ponto e o que estamos observando neste momento é fruto da percepção do MTE que se faz necessário evoluir e aprimorar a especificação deste equipamento. Isto é muito comum em equipamentos eletrônicos – o uso enseja a criação de novos modelos com novas especificações, funcionalidades e facilidades.
O REP surgiu como uma necessidade de melhorar a forma de registrar e armazenar as marcações de ponto dos funcionários. Este processo, por sua vez, sofre mudanças constantes seja por ordem legal, como alterações na lei trabalhista, seja por acordos sindicais. Desta forma, alterações no REP se tornarão necessárias, fazendo com que a evolução deste equipamento passe por um processo natural de amadurecimento e melhorias conforme estas alterações forem se tornando obrigatórias. Porém o problema é um pouco mais complicado, porque não é possível deixar de lado o fator financeiro e moral, já que as empresas e fabricantes fizeram um grande investimento para se adequarem a estas novas regras.
Alguns outros fatores influenciam no tempo de vida de um produto. Vejamos um exemplo: para lançar um software é necessário definir requisitos, recursos do sistema operacional, consumo de hardware com processamento, memória e rede, e o público alvo. E além disso, responder as seguintes perguntas: esta nova versão irá facilitar ou melhorar o uso de alguma tecnologia atual? Alguma necessidade não contemplada pelos equipamentos e sistemas atuais será atendida? Ou este lançamento se trata de uma mudança de conceitos ou modo de operação? Em sua época, o mouse foi uma revolução tecnológica para o uso dos caríssimos computadores, e também foi uma revolução na forma de interação entre usuário e computador. Atualmente, telas sensíveis ao toque e outros recursos dos tablets foram incorporados nos celulares mudando o conceito que tínhamos sobre a forma de uso e a finalidade de um aparelho celular.
Não adianta incluir em um equipamento ou sistema um novo recurso somente porque se trata de uma novidade, é preciso identificar qual será a utilidade deste novo recurso para o usuário final, e de que forma irá agregar em valor e funcionalidade.
Assim que novos recursos são lançados comercialmente, é iniciada a contagem regressiva para ficarem obsoletos e descontinuados – este é o ciclo de vida dos programas e equipamentos da atualidade. Neste momento uma decisão muito importante deve ser tomada – quando será o fim da vida deste produto? A partir de quando ele estará oficialmente descontinuado e passará a ter suporte restrito, reposição de peças cancelada ou a produção de patches de correção suspenso? Em algumas situações a empresa é forçada a descontinuar um produto, devido ao seu fornecedor deixar de fabricar determinado componente, mas em uma outra situação a própria empresa se obriga a uma evolução e melhoria constante, determinando uma data para declarar que um produto ou serviço está obsoleto, como podemos ver no caso abaixo:

Caso Microsoft

Podemos tomar como exemplo a política de ciclo de vida para suporte utilizada pela Microsoft: os sistemas desenvolvidos por este fabricante terão o seu suporte descontinuado após 5 anos a partir da data de início do ciclo de vida do produto, ou por 2 anos após o lançamento do produto sucessor. O novíssimo Windows 8 e o Windows Server 2012, que foram comercialmente lançados em Outubro de 2012, terão o seu suporte descontinuado em Janeiro de 2018 e o suporte estendido até Janeiro de 2023. Desta forma a empresa se obriga a sempre estar aperfeiçoando os seus produtos. (Fonte: http://support.microsoft.com/gp/lifeselectindex ehttp://support.microsoft.com/gp/lifepolicy)

Conclusão

São várias vertentes que definem quando um sistema ou equipamento passam a ficar obsoletos e precisam ser substituídos. Temos envolvido nesta decisão fatores financeiros, jurídicos, comerciais, tecnológicos, funcionais, além de conceitos, opiniões e necessidades de cada pessoa ou empresa.
A Task Sistemas utiliza hoje alguns dos recursos tecnológicos mais atuais na construção dos seus sistemas e equipamentos, como aplicativos em plataforma webservices, equipamentos que utilizam protocolos e recursos padrões de mercado, além de aderência total as normas e políticas trabalhistas mais atuais e aos melhores conceitos de segurança utilizado pelo mercado.
Mostre que você está vivo e diga o que pensa!

Um comentário:

Comente e opine a respeito