sexta-feira, 10 de maio de 2013

Novo emprego: como avaliar a empresa antes de aceitar propostas


Mudar de emprego pode ser uma armadilha: na hora da entrevista, a empresa vende uma imagem. Na hora da entrega, o funcionário percebe uma outra realidade. Quando se pondera a possibilidade de mudança, outros fatores além de salário devem ser levados em conta, e descobrir se a função é a ideal também requer uma investigação mais aprofundada.

Sylvia Ignacio da Costa, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, explica que antes de aceitar um emprego, é preciso ter informações sobre a empresa e sobre a proposta que ela está fazendo. Para isso, vale pesquisar na internet, conversar com "insiders", ou seja, pessoas que já trabalham lá, procurar em revistas especializadas e até observar a bolsa de valores, para ver qual é a situação financeira da empresa.

"É importante que você detecte se você tem afinidade com a empresa. Conheça qual é a missão dela, qual é a visão e quais valores ela tem, como ela se posiciona no mercado, a estrutura organizacional dela e qual seria sua posição nesse contexto. Entenda quais são as políticas e metas que você vai ter que cumprir. Às vezes você não avalia bem uma proposta, começa a trabalhar lá e vê que não é isso que você queria", explica.

Além da missão e dos objetivos da corporação, outra afinidade que deve ser avaliada é com a função ofertada. "Às vezes a função não é o seu perfil. Ou a pessoa pensa: fui contratado, mas não foi pra fazer isso", diz Sylvia.

A professora propõe o diálogo como a melhor forma de alinhar expectativas com relação às novas funções. O momento do recrutamento é o ideal para estabelecer essa conversa e descobrir qual será a nova posição na empresa, quais tarefas serão exercidas na prática e outros questionamentos que possam surgir.

Algumas dicas para lidar com o recrutador são evitar um tom agressivo, aproveitar um gancho para fazer perguntas sobre o mesmo assunto e pesquisar bem para não questionar sobre algo que se desconheça, pois isso pode passar uma imagem negativa.

Outro fator importante a se atentar durante as entrevistas de emprego, segundo Sylvia, é a coerência do discurso dos entrevistadores. Às vezes o processo seletivo é lento e tem algumas fases em que há contato do candidato com os representantes da corporação. É nesse momento que há o outro lado da avaliação: o candidato também deve observar a postura dos entrevistadores e determinar se vale a pena investir nessa oportunidade, e se ela está sendo apresentada corretamente.

Mas de nada adianta um local de trabalho com boa reputação no mercado, situação financeira estável e função atraente se não há possibilidade de crescimento. Nesse contexto, o profissional pode acabar ficando desmotivado e frustrado após um tempo de experiência no novo emprego, aponta a especialista.

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